sábado, 4 de janeiro de 2014

Expedição ao Fim do Mundo (Ushuaia 2013)


1° Dia - 14/12/2013 – Capinzal a Cruz Alta RS – 380 km

Não foi fácil chegar a hora da saída... Mas chegou!
Antes de sair de casa também não foi fácil as despedidas dos familiares e amigos.
Sai de Capinzal para encontrar com o companheiro Tailon em Barracão RS. Após as despedidas da família dele seguimos até Passo Fundo RS onde nos aguardava o maninho Luiz Felipe Borges, fiquei incumbido de entregar um adesivo ao amigo... hehehe
Seguimos para Cruz Alta até a casa do casal de amigos Luciano e Mara onde encontramos com o Marcos, pronto o trio esta completo para a trip até a Tierra Del Fuego.
 Fotos 1° dia

2° Dia - 15/12/2013 – Cruz Alta RS a Cañuelas AR – 1.100 km

Acordamos cedinho e com uma cede de estrada... Miramos os faróis das motos para Rivera UR, muito bom rodar de manha cedo, temperatura super agradável. Em Rivera aduana feita e pé na estrada rumo a Paysandú, tramites feitos bem rápidos. Seguimos até Cañuelas, o dia estava perfeito para viajar.
 Fotos 2° dia


3° Dia - 16/12/2013 – Cañuelas a San Antonio Oeste AR – 980 km

Hoje não foi um dia muito fácil, nossa previsão era chegar a Puerto Madryn. Na parte da manha estava bem agradável o clima para viajar, mas ao chegar em Coronel Pringles começamos sofrer com o forte calor, segundo o frentista do posto em Bahía Blanca a temperatura estava em 43°c, uma loucura de calor, andava 100 a 150 Km e tinha que parar para tomar água. Devido estas paradas extras ficamos em San Antonio Oeste.
 Fotos 3° dia


4° Dia - 17/12/2013 – San Antonio Oeste a Puerto San Julian AR – 1.120 km

Acordamos cansados hoje, mesmo assim tiramos o atraso de ontem, belas paisagens as margens da Ruta 3 na chegada de Comodoro Rivadavia, em Caleta Olivia varias maquinas de extração de petróleo, o asfalto em perfeita condições, pouco vento e nem um problema com combustível, alias é muito barato, pagamos entre 6 e 8 pesos a maior parte da viagem.
 Fotos 4° dia


5° Dia - 18/12/2013 – Puerto San Julian a Rio Grande AR – 720 km

Nosso objetivo esta a poucas horas de ser realizado, hoje a distancia percorrida foi menos, afinal eram aduanas do Chile e Argentina para passar, os 5 Km de travessia no estreito de Magalhaes, após Cerro Sombrero CH acaba o asfalto, sendo 130 Km de rípio. Chegamos em Rio Grande sem nenhum problema nas aduanas e com o rípio, amanha Ushuaia...\0/\0/\0/.
 Fotos 5° dia


6° Dia - 19/12/2013 – Rio Grande a Ushuaia AR – 220 km

E o grande dia chegou!!!
Acordamos ansiosos, afinal hoje foi o dia de atingir o nosso maior objetivo, chegar em Ushuaia. Apesar da ansiedade seguimos viagem com muita tranquilidade, curtindo cada pico de montanha com gelo, cada curva, nossa!!! Impressionante como é linda essa estradinha chegando em Ushuaia. Ao chegar na cidade fomos direto para a pousada LA POSTA na rua Teniente Gral. Juan Domingo Peron Sur 864, que já estava reservada, organizamos as coisas no quarto e fomos para a cidade ver dos passeios e comer alguma coisa. Conseguimos fazer o passeio no canal de Beagle já no 1° dia no final da tarde, com 4 horas de duração, saindo as 19:00 e retornando as 23:00 horas, mas pera ai... 23 horas? Sim 23 horas, em Ushuaia no verão escurece muito tarde e amanhece o dia por volta da 04:30 a 5 horas!!! Gostamos demais deste passeio, navegamos até as ilhas de leões marinhos, pinguins e diversas espécies de aves, fomos até o Farol do Fim do Mundo, descemos em uma ilha e caminhamos por meia hora. Retornado; as luzes da cidade acessas e as montanhas coberta de gelo aos fundos não tem como descrever... Nossa muito lindo!!!
 Fotos 6° dia


7° Dia - 20/12/2013 – Ushuaia AR – 0 km

Hoje decidimos acordar um pouquinho mais tarde para descansar. Após o café seguimos para o Parque Nacional Tierra Del Fuego, onde finaliza a Ruta 03, tiramos fotos na famosa placa Bahia La Pataia, caminhamos um pouco pelo Parque a fim de admirar a bela paisagem, canso de falar, de nada adianta falar e mostrar fotos, só estando aqui para saber o quanto é lindo este lugar. Após o almoço fomos até o Glaciar Martial, uma visão incrível la de cima, muito gelo nas montanhas, parecia 3 crianças brincado... hehehe
 Fotos 7° dia


8° Dia - 21/12/2013 – Ushuaia AR – 0 km

Nosso dia hoje foi dedicado as nossas companheiras de viagem. Fomos para cidade comprar presentes e lembranças de Ushuaia. Na parte da tarde compramos óleo e trocamos no pátio da pousada, lubrificamos as correntes, deixamos preparadas para o dia seguinte seguir viagem. Esta noite degustamos o prato mais falado na patagônia, o Cordeiro Patagônico no restaurante La Rueda que fica na Av. San Martin esquina com a Rivadavia, jantamos muito bem, e tem uma; esse cordeiro patagônico é muito bom...
 Fotos 8° dia


9° Dia - 22/12/2013 – Ushuaia a Puerto Natales CH – 770 km

Despedir-nos da cidade de Ushuaia não foi fácil, prometi para mim mesmo que volto logo visitar estes lugares inesquecíveis... Hoje também foi tranquilo as aduanas os 130 km de rípio e a travessia no Estreito de Magalhaes, na travessia do estreito fomos presenteados com a companhia de lindos golfinhos acompanhado a balsa. No Chile na Ruta 255 tinha um bom pedaço de desvio pelo rípio e muita poeira... Em Puerto Natales chovia durante a noite, conversamos sobre uma possibilidade de Torres Del Paine ficar de fora do roteiro.
 Fotos 9° dia


10° Dia - 23/12/2013 – Puerto Natales a El Calafate AR – 280 km

E o previsto aconteceu, desistimos de visitar o PN Torres Del Paine, quando chegamos em Cerro Castillo, resolvemos seguir para El Calafate, muito vento, garoa e nevoeiro. Tramites feito, seguimos para Esperanza AR, quando estávamos abastecendo pareceria que o teto do posto iria decolar a qualquer momento... hahahaha, um vendaval muito forte. Chegamos cedo em El Calafate e fomos direto para o hotel indicado por um casal de amigos de Curitiba BR que conhecemos em Ushuaia, não perdemos tempo e contratamos o passeio Mini Trekking ao Glaciar Perito Moreno.
 Fotos 10° dia


11° Dia - 24/12/2013 – El Calafate AR – 0 km

O dia de hoje foi um espetáculo, acordamos e logo fomos para o Parque Nacional Los Glaciares, nosso passeio saiu as 11:15 do Puerto Bajo Las Sombras, atravessamos o Lago Argentino até chegar próximo ao Glaciar Perito Moreno. Após as explicações do guia colocamos nos pés um calçado com grampos na sola que evita escorregar no gelo, é uma sensação única estar sob tanto gelo e ao nosso redor uma paisagem exuberante!!! Agora sim! Entendo por que quem  já esteve aqui não tem palavras para expressar esta maravilha da natureza.
 Fotos 11° dia


12° Dia - 25/12/2013 – El Calafate a Perito Moreno AR – 680 km

Nosso Natal foi na estrada; bem puxado na temida RUTA 40. De El Calafate até Tres Lagos foi tranquilo com pouco vento e estrada boa, já de Tres Lagos até Bajo Caracoles foi muito difícil, os primeiros 120 Km é de rípio  muito ruim e bastante vento lateral. Como é complicado controlar a moto com vento lateral! A minha e a do Marcos são mais pesadas que a do Tailon, estava pensando como ele conseguia ficar na estrada, mas logo vi ele sendo empurrado para fora, mais a frente foi minha vez de sair também... Com a graça de Deus nenhum de nós caiu aqui. Em Gobernador Gregores paramos para abastecer e la vem o frentista: “No tiene nafta,” previsão de chegada para as 17 horas, resolvemos seguir com o que nós tinha nos tanques e os 5 litros de reserva. Na saída fiquei com medo de não conseguir chegar a Bajo Caracoles devido ao vento que agora soprava muito forte de frente, as motos se arrastavam com tamanha força que ele fazia. Conseguimos chegar, abastecer e seguimos até Perito Moreno.
 Fotos 12° dia


13° Dia - 26/12/2013 – Perito Moreno a Puerto Madryn AR – 820 km

Hoje decidimos mudar o roteiro da volta devido os fortes ventos e mais uns trechos de rípios que tinha pela frente. Em vez de seguir para Neuquen pegamos a Rp43 que vai até Pico Truncado e depois a Rp12 até Caleta Olivia, foram os 300 kms mais tranquilos da viagem, com vento empurrando as Transalp fizeram 26 de media e a XRE passou de 30 por litro. Achamos que tínhamos escapado dos ventos... kkkkkkk, se ferramos, continua soprando muito forte, em Comodoro Rivadavia pegamos até tempestade de areia e pó. Parecia que tinha serração de tanto pó que tinha no ar, andamos uns 100 kms e estabilizou um pouco, ficamos por Puerto Madryn hoje.
 Fotos 13° dia


14° Dia - 27/12/2013 – Puerto Madryn a Bahía Blanca AR – 670 km

Na saída já percebemos que a gasolina ia complicar o dia, não abastecemos na noite anterior devido a fila no posto, não adiantou nada, amanheceu com fila novamente... hehehe. Tanque cheio seguimos para a ruta 3, em Sierra Grande paramos para abastecer e o frentista logo diz que não tem, voltamos alguns metros até o outro posto que por sorte tinha. Aceleramos com pouco vento agora, no trevo de acesso a San Antonio Oeste tem dois postos, um cada lado da estrada, um fechado e o outro com uma fila enorme. Analisamos quanta gasolina tinha e seguimos até General Conesa. Chegando e a fila era enorme neste também, mas o pior erro foi não ter encarado antes de almoçar kkkkkk, quando fomos para a fila vem um frentista contando os carros... kkkkkkk, contou uns 10 carros e disse que dali para traz não tinha mais gasolina. Bom; tinha 15 litros de reserva nos galões, aceleramos. Já em Rio Colorado com as motos agora na reserva, paramos no posto e la estava o frentista balançando a cabeça... Nos ferramos (pensei), nos informou que em toda a estrada não tinha combustível. Entramos na cidade para procurar, encontramos um posto também com fila e uns cones atrás dos carros... kkkkkkkk. É acho que vamos ter que ficar por aqui hoje, insistimos na fila e conseguimos abastecer e trocar o óleo da XRE. Rodamos até Bahía Blanca.
 Fotos 14° dia


15° Dia - 28/12/2013 – Bahía Blanca a Cruz Alta BR – 1.720 km

Hoje foi praticamente um Iron Butt... Sei que muitos amigos e familiares vão querer matar nós após este relato, mas fazer o que não podemos mentir, a loucura foi grande mesmo... kkkkkkk
Saímos de Bahía Blanca por volta de 07:30 horas no horário do Brasil, na Argentina 06:30. O dia estava perfeito para viajar, clima agradável, asfalto bom e sem problemas com combustível, seguimos em direção a Coronel Pringles pela Rp51 até encontrar novamente a Rn3 próximo a Azul e com um movimento que até comentamos, Buenos Aires deveria esta vazia para final de ano...
De Cañuelas até Campana a Rp6 esta com o asfalto em recuperação e alguns lugares em péssimas condições. Em Zárate paramos para abastecer e fazer um lanche isso já era umas 17 horas, conversamos entre nós, e agora, vamos até aonde hoje, vamos toca direto ou parar para dormir... Bom, já que os três concordavam vamos rodar até que achamos que podemos andar... Aceleramos então.
A Rn14 esta muito boa, duplicada até Paso de Los Libres, adivinhem, vamos até Santo Tome e la verificamos se continuamos ou dormimos em algum lugar. Chegamos na aduana por volta de 03 da madrugada, tramites OK. Verificamos a quilometragem até Cruz Alta, bom, já que viemos até aqui e falta só 260 km vamos andar. Chegamos em Cruz Alta RS entre 06 e 06:30 da manha para tirar da cama os compadre do Marcos... Tomamos banho e caímos no berço.

16° Dia - 29/12/2013 – Cruz Alta a Capinzal SC – 380 km

Acordamos na hora de meio dia para almoçar na casa dos avos da Dayha esposa do Marcos. Huuuu peixinho bom... Para não desacostumar Tailon e eu resolvemos seguir para casa, passando por Passo Fundo até Barracão, paradinha para conversar com os familiares do Tailon.




Para finalizar com chave de Ouro gostaria de agradecer primeiramente a Deus por guiar os nossos caminhos com segurança. A toda a família e amigos pelo apoio, aos colegas de viagem Tailon e Marcos pela ótima parceria.

Sucesso a todos e um feliz 2014
Lovatel

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela baita trip meus camaradas!!! Cada km rodado foi uma vitória e voltar sãos e salvos não tem preço!!! Ótimas e longas estradas sempre!!!!!!

Lovatel Moto Viagens disse...

Muito obrigado Michael!
Foi uma viagem muito legal, certamente voltarei.
Abraço

carla pompeu de carvalho disse...

Nossa... viajei!!!! Que lindo devem ser estes lugares. Fascinantes!!!